...
首页> 外文期刊>Jornal Brasileiro de Psiquiatria >Rastreio cognitivo em pacientes com acidente vascular cerebral: um estudo transversal
【24h】

Rastreio cognitivo em pacientes com acidente vascular cerebral: um estudo transversal

机译:脑卒中患者的认知筛查:一项横断面研究

获取原文
           

摘要

Objetivo O estudo objetivou-se a fazer um rastreio cognitivo nos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), a fim de determinar pontos de corte de acordo com a idade, escolaridade e grau de comprometimento neurológico. Métodos Foi realizado um estudo transversal no qual participaram 109 pacientes ambulatoriais, sendo 61 homens, com média da idade de 59 anos (± 11), média do tempo de escolaridade de 5 anos (± 4) e do tempo de sequela de 16 meses (± 14). Os pacientes foram avaliados por meio do Miniexame do Estado Mental (MEEM) e pela National Institute of Health Stroke Scale. Os dados foram analisados pela regressão linear múltipla (stepwise forward). Resultados Verificou-se que as variáveis grau de comprometimento neurológico, idade e escolaridade contribuíram significativamente para o valor global do MEEM e explicaram a variância do estado cognitivo (R2 ajustado = 0,24). Cada aumento do comprometimento neurológico representou diminuição de 0,456 no escore do MEEM. Quanto maior a idade, ocorreu uma diminuição de 0,202 no MEEM, e à medida que diminui o tempo de escolaridade, houve uma diminuição de 0,190 no MEEM. Os pontos de corte variaram de 14 a 22 de acordo com o grau de comprometimento neurológico, idade e escolaridade. Conclusão Os resultados apontaram que, por meio do rastreio positivo de déficit cognitivo, foram encontrados pontos de corte associados ao comprometimento neurológico, necessitando também serem ajustados pela idade e escolaridade, sugerindo que essas associações sejam preferencialmente levadas em consideração na planificação da reabilitação neuropsicológica dos pacientes com AVC.
机译:目的本研究旨在对脑卒中患者进行认知筛查,以根据年龄,学历和神经功能缺损程度确定临界点。方法进行一项横断面研究,其中包括109名门诊患者,其中61名是男性,平均年龄为59岁(±11),平均受教育时间为5年(±4),后遗症时间为16个月( ±14)。使用迷你精神状态检查(MMSE)和国立卫生研究院卒中量表对患者进行评估。使用多元线性回归(逐步向前)分析数据。结果发现,神经功能障碍,年龄和教育程度的变量对MMSE的整体价值有显着影响,并解释了认知状态的差异(调整后R2 = 0.24)。神经功能缺损的每增加表示MMSE得分减少0.456。年龄越大,MMSE减少0.202,而随着上学时间的减少,MMSE减少0.190。根据神经功能障碍的程度,年龄和受教育程度,分界点在14到22之间。结论结果表明,通过积极筛查认知缺陷,可以发现与神经功能缺损相关的临界点,还需要根据年龄和教育程度进行调整,这表明在规划患者的神经心理康复时应优先考虑这些关联。中风。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号